Escolhi a psiquiatria
pelo gosto profundo
de conhecer o que é
a vida humana em suas complexidades
Às vezes é um caminho difícil,
um segredo que não
se revela inteiro,
mas vale a pena procurar.
Integrante da terceira geração de médicos em sua família, o Prof. Dr. Guilherme Messas optou pela Psiquiatria como especialidade, dedicando-se profundamente a este campo do conhecimento.
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
-
Graduação:
Faculdade de Medicina da USP
(1992)
Residência médica:
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínícas da FMUSP
(1996)Mestrado:
Faculdade de Medicina da USP
(1999)Doutorado:
Faculdade de Medicina da USP
(2001)Livre-docência:
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
(2022)
Professor Visitante:
Collaborating Centre for Values-based Practice in Health and Social Care, Saint Catherine´s College, Oxford, Reino Unido.
(2022)
CURRICULUM LATTES -
Atendimento de casos de psiquiatria geral e dependência química em seu consultório na cidade de São Paulo (SP). Um tratamento psiquiátrico eficiente deve associar o conhecimento científico à análise dos valores de cada indivíduo e de cada família. Sua estratégia deve ser capaz de adequar todas as evidências científicas disponíveis às necessidades do caso em particular. Todo tratamento psiquiátrico é um tratamento da vida humana como um todo. É pioneiro no Brasil no desenvolvimento e aplicação metodológica da Fenomenologia Dialética, atuando em conjunto com o Collaborating Centre for Values-Based Practice in Health and Social Care, St. Catherine’s College, Oxford.
-
É Coordenador do Curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
você poderia comentar
um pouco acerca de sua trajetória e formação profissional até o presente dia?
01
resposta:
Sou psiquiatra, eu fiz todos os passos da carreira regular, residência de três anos, mestrado, doutorado e livre docência. Inicialmente me especializei academicamente em dependência química, mas hoje me dedico a todos os transtornos. Julgo que não faz muito sentido uma excessiva sub-especialização em psiquiatria. Venho me dedicando à psiquiatria fenomenológica, na versão dialética, o que me ajuda muito na clínica. Sou professor universitário, e mais ou menos divido a minha vida entre a academia e o atendimento de pacientes. Me considero acima de tudo um clínico.
Com mais de 30 anos de experiência clínica e acadêmica, o Prof. Dr. Guilherme Messas tem se dedicado a compreender e ensinar a complexidade da existência humana por meio do método fenomenológico dialético.
O Prof. Dr. Guilherme Messas participa de projetos nacionais e internacionais de pesquisas relacionadas à psiquiatria e psicopatologia
-
COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS
EPE – EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA
INPI INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Ministério da Justiça e Segurança Pública
MINISTÉRIO DA ECONOMIA
PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO